Segunda-feira, 8 de Abril de 2013

Arbustos tropicais que suportam o frio intenso

 

Quem cuida de plantas sabe que é bem difícil preservar a bela aparência das mesmas quando chega o inverno. As flores ressecam, as folhas caem e muitos outros problemas ocorrem. Mas nem tudo está perdido! É possível ter um jardim atraente durante o ano todo, caso você saiba exatamente o que plantar logo no início. Existe uma grande variedade de espécies de arbustos tropicais que resistem a temperaturas baixíssimas e até mesmo alguns que chegam a florescer em climas mais frios. Veja agora alguns destes principais tipos e saiba as razões pelas quais os mesmos conseguem suportar tais condições.


Azaléia


A azaléia é um arbusto rústico muito popular, da família das ericáceas. Pode ser encontrado em grande quantidade, alegrando jardins ou até mesmo plantada em vasos. A floração ocorre nos meses de inverno, já que se trata de uma planta mediterrânea, o que a faz suportar condições bem adversas. Famosa por trazer colorido em períodos onde grande parte das plantas encontram-se em repouso, é muito utilizada em praças públicas, dando um toque de vida em grandes cidades.



Rododendro

O rododendro é um tipo de arbusto perene que pode chegar a até 3 metros de altura, embora haja algumas variações que não chegam a atingir 50 centímetros. Possui forma redonda e folhas verdes oval brilhantes, que ajudam a destacar suas flores. Esta planta suporta baixas temperaturas, pois prefere solos mais ácidos, chegando a resistir a até zero grau. Para isso, basta que o ambiente proporcione luz direta por ao menos cinco horas ao dia e que suas folhas sejam protegidas de geadas, caso contrário poderá morrer.


 

 


Camélia

Este lindo arbusto possui folhagem brilhante e flores das mais variadas cores, podendo ser brancas, rosadas e até mesmo vermelhas. Por ser rica e diversificada, a camélia serve tanto para decorar jardins, como para enfeitar ambientes internos. Esta planta se mantém firme durante todo o ano todo, pois prefere climas temperados; entretanto, sua floração ocorre principalmente nos meses de outono e inverno, já que está acostumada a ser cultivada à meia-sombra, sem a necessidade de muitas horas de exposição à luz solar direta. Resistente ao frio, inclusive às geadas, suas exuberantes folhas só precisam receber um pouco de iluminação por dia para que fiquem belas e viçosas. As regas devem ser frequentes apenas nos primeiros meses após o plantio da muda, podendo ser mais espaçadas com o decorrer do tempo, para evitar o encharcamento do solo.


 

 



Hamamélis

A hamamélis é um arbusto que possui, em média, 1 a 2 metros de altura e floresce várias vezes ao ano. Dona de uma folhagem semidecídua, é um tanto dispersa, mas pode ser facilmente controlada por meio de podas regulares. As flores desta planta possuem uma coloração rosa bem viva, muito bonita em grande quantidade. Bastante usada em paisagismo, o maior charme da hamamélis está quando as flores se contrastam com a sua nova folhagem, normalmente de coloração bronzeada. Por ser nativa das regiões subtropicais da China, prefere clima mais ameno, tolerando até 7 graus negativos!


 

 


Lantana Camara

Muito apreciada pelas borboletas, a Lantana Camara é um arbusto perene semi herbáceo, de característica mutável. Possui folhas pilosas e flores miudinhas das mais diversas cores, que juntas têm a forma de pequenos buquês. É muito usada em canteiros ou bordaduras ao longo de muros, caminhos e até mesmo grades. Embora seja uma planta de origem brasileira, suporta climas bem frios e até mesmo geadas, já que se trata de um arbusto de raiz forte e folhas resistentes.

 

Estes foram apenas alguns exemplos de arbustos tropicais que suportam baixas temperaturas. Plantas como estas são apreciadas no mundo todo, pois mantêm seu glamour em qualquer clima. Possuem flores dos mais diversos estilos, sempre exóticas e muito atraentes, que resistem às condições mais frias e secas. A vantagem disso é que, ao cultivá-las, seu jardim ficará colorido o ano todo, proporcionando beleza e alegria mesmo durante às estações mais cinzentas. Se você era uma daquelas pessoas que deixava o jardim descansar no outono e no inverno por não saber o que cultivar, agora poderá mudar sua estratégia. Conhecendo as plantas e suas necessidades, é possível continuar a plantar, regar e ter lindas flores em sua casa em qualquer esteção. O inverno pode ser uma época difícil para você manter a cor e o visual do seu jardim, mas se conhecer aquilo que planta, poderá se surpreender. 

 

 


 

publicado por olga pires às 11:38

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tudo sobre a sequoia: a á...

. Como preparar o solo para...

. 8 maneiras de cuidar do j...

. Diferentes sistemas de ir...

. Ferramentas essenciais pa...

. No mundo dos jardins vert...

. Tudo sobre a sequoia: a á...

. Efeitos da seca nos arbus...

. Como cultivar orquídeas n...

. Arbustos tropicais que su...

.arquivos

. Outubro 2015

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub