A seca pode ser definida como um fenômeno climático resultado da baixa freqüência de chuvas em determinado período de forma análoga que interfere no sistema em modo geral. Deve se salientar a diferença existente entre seca e estiagem, a estiagem é a deficiência hídrica perene, ou seja, acontecem todos os anos e já é esperada, a seca no entanto é a deficiência hídrica inesperada e de forma acentuada sem previsão de término definida.
São inúmeros os fatores que causam a seca e geralmente estão ligados a alterações do micro clima locais devido a alteração brusca do ambiente local.
A seca causa inúmeros danos a flora do local de forma muitas vezes devastadora. As plantas possuem três categorias, as que vivem sobre a água são chamadas de hidrófitas, de locais com muita água chamadas de mesófitas, e as xerófitas são as plantas que obtiveram modificações para lidarem com ambientes com pouca disponibilidade hídrica. A maioria dos arbustos é mesófita, ou seja, lidam bem com quantidades de água consideráveis, mas não suportam escassez hídrica. E sua falta pode apresentar problemas para plantas.
A água é absorvida pela raízes das plantas com auxílio dos pelos radiculares, alem de hidratar as raízes a serve para regular a temperatura e facilitar o transporte das moléculas de minerais e aminoácidos presentes no solo. A água no solo facilita o processo de expansão das raízes pelo solo, serve como veiculo que transporta os minerais das raízes até as folhes pelos caules e é utilizada pelas folhas no processo de fotossíntese. Atua como regulador térmico da planta em geral, atua como agente transportador de nutrientes que partem das folhas em sentido das raízes.
A falta de água dificulta a absorção de nutrientes pelas raízes, impede a expansão das raízes pelo solo o que afeta o equilíbrio gravitacional do arbusto, mata os organismos presentes ao redor das raízes que atuam como agentes sintetizadores dos nutrientes presentes facilitando o processo para as raízes. Fecha os estômatos das plantas diminuindo suas trocas gasosas decorrente da diminuição do processo de fotossíntese. A princípio a seca causa diminuição da turgidez que pode ser considerado o primeiro sintoma causado pela falta de água. Essa diminuição da turgidez causa a diminuição do processo de desenvolvimento da planta, que para de crescer e de aumentar o seu volume. A seca pode causar a atrofia permanente da planta caso ocorra no início do desenvolvimento do arbusto ou no período pós replante como também levar a morte da planta.
. Tudo sobre a sequoia: a á...
. Como preparar o solo para...
. 8 maneiras de cuidar do j...
. Diferentes sistemas de ir...
. Ferramentas essenciais pa...
. No mundo dos jardins vert...
. Tudo sobre a sequoia: a á...
. Efeitos da seca nos arbus...
. Como cultivar orquídeas n...
. Arbustos tropicais que su...