Domingo, 5 de Maio de 2013

Efeitos da seca nos arbustos

A seca pode ser definida como um fenômeno climático resultado da baixa freqüência de chuvas em determinado período de forma análoga que interfere no sistema em modo geral. Deve se salientar a diferença existente entre seca e estiagem, a estiagem é a deficiência hídrica perene, ou seja, acontecem todos os anos e já é esperada, a seca no entanto é a deficiência hídrica inesperada e de forma acentuada sem previsão de término definida.

São inúmeros os fatores que causam a seca e geralmente estão ligados a alterações do micro clima locais devido a alteração brusca do ambiente local.
A seca causa inúmeros danos a flora do local de forma muitas vezes devastadora. As plantas possuem três categorias, as que vivem sobre a água são chamadas de hidrófitas, de locais com muita água chamadas de mesófitas, e as xerófitas são as plantas que obtiveram modificações para lidarem com ambientes com pouca disponibilidade hídrica. A maioria dos arbustos é mesófita, ou seja, lidam bem com quantidades de água consideráveis, mas não suportam escassez hídrica. E sua falta pode apresentar problemas para plantas.



Importância da água


A água é absorvida pela raízes das plantas com auxílio dos pelos radiculares, alem de hidratar as raízes a serve para regular a temperatura e facilitar o transporte das moléculas de minerais e aminoácidos presentes no solo. A água no solo facilita o processo de expansão das raízes pelo solo, serve como veiculo que transporta os minerais das raízes até as folhes pelos caules e é utilizada pelas folhas no processo de fotossíntese. Atua como regulador térmico da planta em geral, atua como agente transportador de nutrientes que partem das folhas em sentido das raízes.


 

 



Falta de água


A falta de água dificulta a absorção de nutrientes pelas raízes, impede a expansão das raízes pelo solo o que afeta o equilíbrio gravitacional do arbusto, mata os organismos presentes ao redor das raízes que atuam como agentes sintetizadores dos nutrientes presentes facilitando o processo para as raízes. Fecha os estômatos das plantas diminuindo suas trocas gasosas decorrente da diminuição do processo de fotossíntese. A princípio a seca causa diminuição da turgidez que pode ser considerado o primeiro sintoma causado pela falta de água. Essa diminuição da turgidez causa a diminuição do processo de desenvolvimento da planta, que para de crescer e de aumentar o seu volume. A seca pode causar a atrofia permanente da planta caso ocorra no início do desenvolvimento do arbusto ou no período pós replante como também levar a morte da planta.


Medidas para diminuir os efeitos da seca nas plantas do jardim.

  1. Regar diariamente o arbusto de acordo com o porte do mesmo, aproximadamente 20 litros para plantas de porte médio a grande. Atente para não molhar o caule nem as folhas para evitar a queima das mesmas pelo sol. Evite efetuar a rega nos períodos mais quentes do dia, de preferência para o início da manha.
  2. Cubra toda a superfície do solo onde se encontra o arbusto com folhas secas, palha e tronco de plantas mortas. O intuito de cobrir o solo é protegê-lo do sol e ar seco evitando assim seu aquecimento e evaporação da água que nele está contida.
  3. Não efetue podas em períodos de seca, as podas promovem alterações e adequações no interior das plantas que em períodos de secas podem não ocorrerem dentro dos padrões além de propiciar a entrada de doenças na planta que não consegue se defender por estar já deficiente.

 

publicado por olga pires às 13:31

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tudo sobre a sequoia: a á...

. Como preparar o solo para...

. 8 maneiras de cuidar do j...

. Diferentes sistemas de ir...

. Ferramentas essenciais pa...

. No mundo dos jardins vert...

. Tudo sobre a sequoia: a á...

. Efeitos da seca nos arbus...

. Como cultivar orquídeas n...

. Arbustos tropicais que su...

.arquivos

. Outubro 2015

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub