Sábado, 25 de Maio de 2013

No mundo dos jardins verticais

Jardins Verticais


Um jardim traz vida e alegria a qualquer espaço, a qualquer casa, muitas vezes a possibilidade de ter um jardim é inalcançável devido à falta de espaço, é o caso de quem vive em apartamentos.

Quando um apartamento é pequeno ou sem grandes áreas exteriores, uma boa solução para a falta de espaço é a conceção de um jardim vertical.


 

 


Definição

O jardim vertical é uma forma de criar um jardim numa parede ou muro (pode ser interior ou exterior), pode-se plantar flores, plantas ou legumes. Existe inúmeras opções de jardins verticais.


Como apareceram


 Os jardins verticais foram inventados para comutar a falta de espaços verdes nas grandes cidades, posteriormente transpôs-se essa ideia para o interior das habitações, criando pequenos paraísos nas varandas de apartamentos.

Exteriormente é ideal para as grandes cidades, onde existe muita poluição e poucos espaços verdes.

A criação destes espaços purifica o ar e embeleza a cidade.


 

 



Como construir um jardim vertical


Em casa é muito fácil fazer um jardim vertical, por exemplo, na parede da varanda de um apartamento, na sala, no escritório ou até mesmo na cozinha, tendo sempre o cuidado que as plantas sejam expostas a luz solar.

De seguindo serão sugeridas algumas formas de construir um jardim vertical:

  • Pequenos vasos cerâmicos pregados na parede de uma varanda, onde é possível plantarem todo o tipo de plantas e flores, que se costuma plantar num jardim horizontal de varanda.

  • Blocos pré moldados, são blocos de cimento ou cerâmicos, existe em vários modelos, que são empilhados uns por cima dos outros, geralmente são aplicados junto a muros exteriores.

  • Treliças de madeira e vasos, este tipo de sistema é mais usado exteriormente, é necessário fixar as treliças à parede ou muro e posteriormente colocarem vasos cerâmicos meia-lua.

  • Garrafas de plástico, este sistema de reutilização de “lixo” é ideal para uma pequena varanda, em que é usado garrafas e fios de pesca, para compor um jardim com pequenas plantas e arbustos.

  • Fibra de coco, este tipo de jardim é muito utilizado em varandas de apartamentos, pois o sistema pode ficar à vista, os painéis serão fixados à estrutura, é importante que a parede seja impermeabilizada.

  • Interiormente a técnica mais utilizada é a do quadro vivo, é importante que o quadro esteja num lugar iluminado, o quadro é fixado diretamente na parede por parafusos e buchas.

  • Também é possível reutilizar diversos materiais para executar um jardim vertical, como paletes, sapateiras, tijolos.


     

     


 Vantagens e desvantagens de ter um jardim vertical

A rega de um jardim vertical, talvez seja a sua principal desvantagem, pois dificilmente a água da chuva penetra num jardim de parede.

Assim é necessário ter um cuidado redobrado com a rega que pode ser automática, por sistemas de irrigação ou manual.

A maior vantagem deste tipo de jardins é mesmo o aproveitamento do espaço, poder criar vida em espaços onde de outra forma era impossivel.

Muitas vezes as pessoas têm vontade de montar um jardim vertical, mas deparam-se com a questão “o que vamos plantar no jardim vertical?” a resposta é bem simples, pode-se plantar quase todo o tipo de plantas, convêm ter os cuidados normais, a exposição ao sol e ao vento, se são plantas interiores ou exteriores. É importante que sejam de médio ou pequeno porte, obviamente que não se vai plantar uma árvore numa parede.

É importante na hora de comprar uma planta para o jardim vertical, pedir a opinião de um profissional, sobre o meio em que ela se adapta, a quantidade de água que ela necessita, uma vez que esse é a maior dificuldade dos jardins verticais (a rega), é importante que a terra seja à base de turfa, que perde menos água que o substrato convencional.

Em suma, os cuidados a ter com um jardim vertical é similar aos cuidados a ter com um jardim horizontal.

Boa jardinagem!



 

publicado por olga pires às 17:17

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Tudo sobre a sequoia: a á...

. Como preparar o solo para...

. 8 maneiras de cuidar do j...

. Diferentes sistemas de ir...

. Ferramentas essenciais pa...

. No mundo dos jardins vert...

. Tudo sobre a sequoia: a á...

. Efeitos da seca nos arbus...

. Como cultivar orquídeas n...

. Arbustos tropicais que su...

.arquivos

. Outubro 2015

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub