Um jardim traz vida e alegria a qualquer espaço, a qualquer casa, muitas vezes a possibilidade de ter um jardim é inalcançável devido à falta de espaço, é o caso de quem vive em apartamentos.
Quando um apartamento é pequeno ou sem grandes áreas exteriores, uma boa solução para a falta de espaço é a conceção de um jardim vertical.
O jardim vertical é uma forma de criar um jardim numa parede ou muro (pode ser interior ou exterior), pode-se plantar flores, plantas ou legumes. Existe inúmeras opções de jardins verticais.
Os jardins verticais foram inventados para comutar a falta de espaços verdes nas grandes cidades, posteriormente transpôs-se essa ideia para o interior das habitações, criando pequenos paraísos nas varandas de apartamentos.
Exteriormente é ideal para as grandes cidades, onde existe muita poluição e poucos espaços verdes.
A criação destes espaços purifica o ar e embeleza a cidade.
Em casa é muito fácil fazer um jardim vertical, por exemplo, na parede da varanda de um apartamento, na sala, no escritório ou até mesmo na cozinha, tendo sempre o cuidado que as plantas sejam expostas a luz solar.
De seguindo serão sugeridas algumas formas de construir um jardim vertical:
Pequenos vasos cerâmicos pregados na parede de uma varanda, onde é possível plantarem todo o tipo de plantas e flores, que se costuma plantar num jardim horizontal de varanda.
Blocos pré moldados, são blocos de cimento ou cerâmicos, existe em vários modelos, que são empilhados uns por cima dos outros, geralmente são aplicados junto a muros exteriores.
Treliças de madeira e vasos, este tipo de sistema é mais usado exteriormente, é necessário fixar as treliças à parede ou muro e posteriormente colocarem vasos cerâmicos meia-lua.
Garrafas de plástico, este sistema de reutilização de “lixo” é ideal para uma pequena varanda, em que é usado garrafas e fios de pesca, para compor um jardim com pequenas plantas e arbustos.
Fibra de coco, este tipo de jardim é muito utilizado em varandas de apartamentos, pois o sistema pode ficar à vista, os painéis serão fixados à estrutura, é importante que a parede seja impermeabilizada.
Interiormente a técnica mais utilizada é a do quadro vivo, é importante que o quadro esteja num lugar iluminado, o quadro é fixado diretamente na parede por parafusos e buchas.
Também é possível reutilizar diversos materiais para executar um jardim vertical, como paletes, sapateiras, tijolos.
A rega de um jardim vertical, talvez seja a sua principal desvantagem, pois dificilmente a água da chuva penetra num jardim de parede.
Assim é necessário ter um cuidado redobrado com a rega que pode ser automática, por sistemas de irrigação ou manual.
A maior vantagem deste tipo de jardins é mesmo o aproveitamento do espaço, poder criar vida em espaços onde de outra forma era impossivel.
Muitas vezes as pessoas têm vontade de montar um jardim vertical, mas deparam-se com a questão “o que vamos plantar no jardim vertical?” a resposta é bem simples, pode-se plantar quase todo o tipo de plantas, convêm ter os cuidados normais, a exposição ao sol e ao vento, se são plantas interiores ou exteriores. É importante que sejam de médio ou pequeno porte, obviamente que não se vai plantar uma árvore numa parede.
É importante na hora de comprar uma planta para o jardim vertical, pedir a opinião de um profissional, sobre o meio em que ela se adapta, a quantidade de água que ela necessita, uma vez que esse é a maior dificuldade dos jardins verticais (a rega), é importante que a terra seja à base de turfa, que perde menos água que o substrato convencional.
Em suma, os cuidados a ter com um jardim vertical é similar aos cuidados a ter com um jardim horizontal.
Boa jardinagem!
. Tudo sobre a sequoia: a á...
. Como preparar o solo para...
. 8 maneiras de cuidar do j...
. Diferentes sistemas de ir...
. Ferramentas essenciais pa...
. No mundo dos jardins vert...
. Tudo sobre a sequoia: a á...
. Efeitos da seca nos arbus...
. Como cultivar orquídeas n...
. Arbustos tropicais que su...